Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Moderador: BLACK BEAST

Responder
Avatar de Usuario
PTex
HTC
HTC
Mensajes: 8
Registrado: Mar Jun 15, 2010 2:59 pm
Contactar:

Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por PTex » Mar Jun 15, 2010 6:24 pm

Hola Hondatourers!

Começo por divulgar aqui o meu País, com esta crónica de um pequeno passeio que fiz no dia 1 de Maio de 2010. Espero que gostem!



No dia 1 de Maio optei por festejar o dia do trabalhador com um passeio de descoberta. O que pretendia era conhecer melhor o rio Tejo e as suas margens, seguindo o mais perto possível do rio na direção de Santarém.

Confesso que até agora não conhecia bem esta zona do Ribatejo, apenas um ou outro ponto de passagem, mas nunca de paragem. Portanto, desta vez planeei bem a viagem, recorrendo ao meu fiel GPS e ao Google Maps, e criei uma rota com todos os pontos de passagem que queria conhecer, escolhendo estradas secundárias o mais perto possível da margem do rio.

Imagen

Com o trajecto planeado saí de casa por volta das 11h30, indo apanhar a A1 na direção de Vila Franca de Xira, onde, a partir daqui, todo o percurso seria feito por estrada secundária. Saí da AE na saída 3 e tomei a direcção do Carregado entrando na zona conhecida como "Vala do Carregado", uma zona muito industrial contrastando com alguma construção rural, uma mistura que até dá uma certa piada ao local...

Imagen

Imagen

Seguindo uns bons quilómetros ao lado da linha dos caminhos de ferro continuei na direção da Vila Nova da Rainha, e a estrada ía-se tornando cada vez mais estreita e rodeada de quintas até perder de vista.

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Assim foi até a Azambuja, onde ía apanhar a estrada das Lezírias. Nesta zona encontrava-se o meu primeiro ponto de paragem. O Palácio da Rainha está apenas indicado com uma placa a dizer "PALACIO", apontando para uma estrada de terra sem fim à vista. Não há-de ser nada, pensei eu, e lá me fiz ao caminho. Quem disse que a PAN não gosta de "off road"?

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Esta estrada, ou caminho, é um verdadeiro espetáculo. Rodeada de ambos os lados por valas de rega, atravessa inícialmente uns campos agriculas, mas depois vai-se embrenhando numa vegetação densa e verdejante, às vezes até sombria, que nos deperta os sentidos, quer pelo cheiros como pelos sons e calmaria.

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Não vi quantos quilómetros fiz por esta estrada de terra batita, mas pareceu-me uns 5 ou 6 quilometros. A certa altura apercebo-me que devo estar a chegar ao tal Palácio. A vegetação dá lugar a uma recta rodeada de palmeiras gigantes, e finalmente dou com o rio do meu lado direito. O Palácio de ser por aqui, pensei eu.

Imagen

Imagen

E de repente, eis o Palácio da Rainha ali à minha frente. Uma ruína assombrada, perdida numa vegetação cerrada. Tive a sensação que estava num filme:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Pouco sei da história deste palácio, mas pela sua envolvência na paisagem, de frente para o rio e servido de uma pequena enseada, dá-me a sensação que a rainha tinha aqui uma bela casa de férias, e todas as mordomias de uma verdadeira rainha!

Imagen

Imagen

Imagen

Aqui fica um pouco da história desta ruina: "O Palácio foi erigido, provavelmente durante o reinado de D.José I com a finalidade de servir de posto de controlo de tráfego de pessoas e mercadorias, através do canal artificial (Vala Real de Azambuja; os trabalhos de abertura e drenagem foram iniciados por ordem de D. João V e terminados em meados do século XIX), acabando por funcionar também como estalagem de apoio aos passageiros da carreira de vapores entre Lisboa e Constância.

Hoje em dia, do palácio restam as paredes exteriores, mas a sua envergadura e o encanto natural da área circundante, ajudam a compreender os motivos que levaram diversas figuras da nobreza e da Família Real, entre eles o Rei D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe, a passarem ali alguns dos seus períodos de descanso."

Obrigado Alexandre, por me teres dado a conhecer este local na tua crónica " Locais Abandonados" :motociclista:

E pronto. Estava na hora da "foto de presença", tirada pelo simpático pescador, e de voltar à estrada. À estrada alcatroada, entenda-se...

Imagen

De volta à estrada, vou seguindo calmamente apreciando a paisagem, quando vejo estacionado numa quinta uma avioneta. Pois é, uma avioneta parada à beira da estrada em pleno ribatejo. Claro que não perdi a oportunidade de tirar umas fotos com o belo exemplar. O dono nem vê-lo, portanto era de aproveitar:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Após este momento descontraído, sigo viagem na direção a Reguengo, onde já tive oportunidade de estar com o Mototurismo TAP, recisamente na praia fluvial. Mas o meu destino aqui era outro. Tinha curiosidade de conhecer uma pequena aldeia plantada mesmo na margem do rio tejo, com o pitoresco nome de "Aldeia das Palhotas". Aqui fiz a minha 2ª paragem:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

E estava feita a visita. Gostei muito de encontrar esta pequena enseada, onde um simpático local me tirou uma foto a meu pedido. E segui viagem passando por reguengo e a sua praia fluvial...

Imagen

Imagen

Continuando em frente, sempre com o Tejo à vista, as aldeias e vilas têm nomes como "Mota de Frode", "Valada", "Palmeira" e "Casal do Girassol", o que torna a viagem cheia de atractivos. A estrada é sempre estreita, e deparamo-nos por exemplo, uma caravana de ciclistas em passeio:

Imagen

Imagen

Ou edifícios como este, onde as cegonhas fazem as suas casas:

Imagen

Imagen

Imagen

Continua ...
PTex
-------------------
Lisboa - Portugal
Honda ST1300 Pan-European
Imagen
http://www.turismo-de-moto.com

Avatar de Usuario
Avispao
HTC
HTC
Mensajes: 273
Registrado: Mié Ene 30, 2008 10:19 pm
Ubicación: Uvieu

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por Avispao » Mar Jun 15, 2010 7:25 pm

Vaya palacio más escondido.

Bonita web la que tienes. Ya vi que anduviste por aquí por Asturias hace poco, y por muchos otros sitios a los que me gustaría ir.
[img]http://banners.wunderground.com/weathersticker/big2_both_cond/language/www/global/stations/08015.gif[/img]
avispaoencarretera.blogspot.com
anibalcorp.asturi.as

Avatar de Usuario
mikel
HTC
HTC
Mensajes: 1019
Registrado: Sab May 02, 2009 6:08 pm
Ubicación: San Sebastian

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por mikel » Mar Jun 15, 2010 7:47 pm

Bonitas fotos y bonito paseo

Avatar de Usuario
FENIX
HTC
HTC
Mensajes: 2714
Registrado: Jue Oct 23, 2008 9:19 pm

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por FENIX » Mar Jun 15, 2010 8:03 pm

Que preciosidades ....

Eres fotografo ???

;)
SOY DUEÑO DE MI SILENCIO
Y
ESCLAVO DE MIS PALABRAS

Avatar de Usuario
PTex
HTC
HTC
Mensajes: 8
Registrado: Mar Jun 15, 2010 2:59 pm
Contactar:

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por PTex » Mar Jun 15, 2010 9:07 pm

Muitas gracias pelas vossas palavras!

No, Fenix, no soy fotografo. sou só um mototurista que gosta de fotografar todos os sitios por onde passo, para mais tarde recordar :grin:

Amanhã há mais!

FENIX escribió:Que preciosidades ....

Eres fotografo ???

;)
PTex
-------------------
Lisboa - Portugal
Honda ST1300 Pan-European
Imagen
http://www.turismo-de-moto.com

Avatar de Usuario
Joraimar
HTC
HTC
Mensajes: 3023
Registrado: Mié May 06, 2009 6:28 pm
Ubicación: León

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por Joraimar » Mar Jun 15, 2010 9:17 pm

Unas fotos preciosas, gracias por compartirlas

=D> =D> =D> =D> =D> =D>
" La vida no se mide por el tiempo que respiras sino...por los momentos que te dejan sin aliento "

Avatar de Usuario
bulu
HTC
HTC
Mensajes: 6158
Registrado: Mar Nov 07, 2006 10:49 pm
Ubicación: cazurrolandia ---- GL. 1500
Contactar:

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por bulu » Mar Jun 15, 2010 10:04 pm

Bonito viaje y bonita tierra

Avatar de Usuario
panduro1
HTC
HTC
Mensajes: 756
Registrado: Vie Feb 06, 2009 9:53 pm
Ubicación: Bienvenido a los Madriles

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por panduro1 » Mar Jun 15, 2010 11:33 pm

bonito paisaje
buenas fotos y buena crónica... y kilómetros por caminos de tierra :wink:

gracias por compartirlo Paulo !!

Avatar de Usuario
PTex
HTC
HTC
Mensajes: 8
Registrado: Mar Jun 15, 2010 2:59 pm
Contactar:

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por PTex » Mié Jun 16, 2010 7:36 pm

Hola a todos! Como prometido, aqui fica a 2ª parte da minha crónica:

Continuação ...

Seguindo em frente, nesta estrada sempre estreita e com o rio sempre ao nosso lado, encontramos passagens de verdadeira beleza, pela sua simplicidade e por não existir quase trânsito nehnum, tirando um ou outro tractor... Aqui, uma pequena ponte um pouco antes de chegar a Santarém:

Imagen

Imagen

Imagen

E finalmente chego a Santarém. Há muitos anos que não ía a Santarém, e das poucas vezes que lá estive, nunca tive a oportunidade de passear pela cidade. Devo dizer que gostei bastante, tem miradouros onde podemos ver a paisagem circundante sempre com o Tejo ao fundo:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Almocei por aqui mesmo, eram já 15 horas. Estava muito calor, mas uma brisa fresca equilibrava a coisa, tornando suportável. Num passeio deste género andamos a um ritmo calmo, sem pressas, por isso sentimos mais o calor. Estava na hora de continuar caminho, e ao longe podia ver a ponte D. Luís I, que tinha que passar para a Tapada. Era aqui voltava para trás, agora descendo o rio em direção à capital.

Imagen

Imagen

Imagen

Passando a Tapada, e antes de Almeirim voltei à direita, na direção do Benfica do Ribatejo. A estrada aqui torna-se quase uma caminho que só serve para os tratores irem para os campos. Seguindo por aqui só vemos campos agriculas, e vamos passando por locais bem engraçados, como uma sequência de pontes estreitas onde só cabe um carro:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Finalmente saio da estrada perdida e chego a Muge. Já vejo de novo o Tejo, a estrada torna-se maior e os campos mais verdes... Faço uma paragem no Santa Maria Palhota Turismo, casa de turismo bem bonita mas que parece um forte fortificado fechado a 7 chaves. Esta casa fica precisamente na margem contrária da Aldeia da Palhota, onde estive umas horas atrás.

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Sigo caminho, e uns quilometros mais à frente deparo-me com uma marina no rio. Decido parar mais à frente, e encontro um local bem pitoresco, mesmo ao lado da marina:

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

E pronto, cá estou eu a posar para a foto!

Imagen

E sigo caminho, na direção a Escaroupim. Já estou a entrar na civivlização, com mais trânsito, mais casas, mais gente. Mas ainda havia umas supresas no meu caminho. Passo por Salvaterra de Magos, onde estava a decorrer uma tourada na bonita praça de touras da vila. Cá fora ouvia a banda e a apresentação dos touros...

Imagen

Imagen

E eis que chego a Benavente. Aqui tinha outro ponto que queria conhecer, a praia fluvial. Por estranho que pareça, não existe uma única placa a indicar o local e talvez por isso estivesse vazio, sem ninguém. Apenas dois pescadores marcavam presença... Esta praia fluvial é engraçada pelos seus paredões pintados de branco, passeios por cima do rio que nos levam a recantos escondidos e agradáveis. Perfeito para um passeio a pé, porque para tomar banho na água, há que esquecer a côr do Tejo...

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

E pronto. Hora de seguir viagem para Lisboa. Preferi apanhar a Nacional 10 e passar para o outro lado na ponte Marechal Carmona. Desta vez não ía apanhar a AE, mas sim seguir sempre pela Nacional 10 por até Vila Franca de Xira.

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

E chego a Lisboa pelo Parque das Nações. Eram 18h00, e como todo este passeio foi feito à volta do Tejo, nada como acabá-lo numa esplanada virado para o rio e com uma bela fresquinha à frente. Por isso, rumei à Marina, no passeio Neptuno, e sentei-me na esplanada concorrida do Roda do Leme, a beber a minha cerveja e a admiriar o grande Tejo à minha frente.

Imagen

Imagen

Imagen

Imagen

Foi um belo passeio, sózinho, e com muitos locais descobertos. Vivemos num país cheio de belos recantos, e às vezes basta pegar na nossa mota e ir à busca deles. Aqui tão perto, e mesmo assim, desconhecido.



Boas curvas!
PTex
-------------------
Lisboa - Portugal
Honda ST1300 Pan-European
Imagen
http://www.turismo-de-moto.com

Avatar de Usuario
FENIX
HTC
HTC
Mensajes: 2714
Registrado: Jue Oct 23, 2008 9:19 pm

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por FENIX » Mié Jun 16, 2010 7:46 pm

Para ser simplemente un motero que le gusta sacar fotos para el recuerdo ... eres bueno.

Y tendrás un enorme archivo de recuerdos,
y muy buenos por cierto.

salu2

;)
SOY DUEÑO DE MI SILENCIO
Y
ESCLAVO DE MIS PALABRAS

Avatar de Usuario
mikel
HTC
HTC
Mensajes: 1019
Registrado: Sab May 02, 2009 6:08 pm
Ubicación: San Sebastian

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por mikel » Mié Jun 16, 2010 8:06 pm

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Avatar de Usuario
Javivi
HTC
HTC
Mensajes: 291
Registrado: Dom Nov 08, 2009 1:12 pm
Ubicación: Málaga

Re: Passeio Mototuristico pelo Ribatejo (Portugal)

Mensaje por Javivi » Sab Jul 17, 2010 12:07 pm

Querido Amigo y compañero motero Portugues, Felicidades por las fotos y los comentarios. Ahora me encuentro en tu tierra, estoy en Oeiras frente a la Marina viendo este peisaje increible y disfrutando de sus gentes maravillosa. Llegue ayer en una escapada de fin de semana desde Benalmadena (Málaga) y me vuelvo mañana domingo. En septiembre tenemos previsto venir con mi grupo queremos hacer el Alenjeto la parte de la costa, asi que si puedes darme información te lo agrezco.

Felicidades por las fotos, Felicidades por tu tierra, en fin por todo lo que significa Portugal nuestra amiga y hermana.


Rafagassss

Responder